Prós e contras da câmera ré

Prós e contras da câmera ré

26/01/2022 0 Por admin

Realmente vale a pena?

Há alguns anos atrás o sensor de estacionamento ainda era considerado um item de luxo nos automóveis. Por facilitar a vida dos motoristas e trazer mais segurança na hora de estacionar, cada vez mais o item se democratizou e passou a integrar os pacotes básicos dos carros.

Em seguida, foram as câmeras de ré que complementam a ferramenta e tornaram os carros ainda mais completos. Com a imagem transmitida na tela da central multimídia, o condutor passa a ter mais segurança para calcular e garantir o estacionamento do veículo sem dores de cabeça.

Além disso, mais segurança para o condutor do veículo e para todos à sua volta, já que antes de começar a dar ré, ele consegue verificar se não há pessoas, animais ou qualquer outro obstáculo fixo.

Com o avanço dos softwares para carros, hoje já é possível adquirir câmeras que possuam um gráfico do carro para auxiliar na visualização do espaço e dos movimentos que serão utilizados. Porém, por ainda não ter uma precisão aguçada, muitos fabricantes aconselham que o condutor não se baseie totalmente no assistente de estacionamento, mas que também utilize os retrovisores e espelhos do carro.

Como funciona o sistema de ré?

Ao acionar a ré do seu carro, o sistema é ativado e avisa ao condutor, através de sinais sonoros e/ou de imagens, no caso de obstáculos que estão atrás do veículo. Alguns carros mais novos possuem outras formas de visualização, como o gráfico de acordo com os movimentos do carro, ou em veículos mais tecnológicos é possível ver um gráfico do carro de cima, onde é possível ver não apenas a traseira do carro, mas também as laterais.

Devo adquirir um sistema de ré?

Apesar de ainda ser um opcional nos carros, os condutores percebem cada vez mais a necessidade de ter o assistente de ré, seja o mais simples, apenas com sinais sonoros, ou o mais tecnológico, com imagens e gráficos.

Mas na hora de decidir qual faz mais sentido para você, é necessário ter em mente alguns aspectos:

Prós:

  • Mais segurança para estacionar o carro;
  • Facilidade em enxergar possíveis obstáculos antes e durante a ré;
  • Economia de dinheiro a médio prazo, evitando pequenas batidas que pode estragar a pintura e amassar a lataria;
  • Durante a noite, a câmera possui visualização noturna, o que facilita o estacionamento e baliza em horários mais escuros.

Contras:

  • É preciso ter um pouco de prática para utilizar o sistema de ré da maneira correta, sabendo como o aviso sonoro se comporta de acordo com a distância de obstáculos;
  • No caso de sistemas de ré com imagens e gráficos, é aconselhável que o condutor não se baseie totalmente nas imagens. Isso porque pode haver atraso, deformação e equívocos na imagem;

Preciso ter a central multimídia para instalar a câmera de ré?

Se você já possui a central multimídia no seu carro, é muito provável que a câmera de ré também já esteja instalada, já que essa função é muito procurada por quem busca uma central. Porém, também é possível adquiri-la o assistente de ré, e caso você queira instalar depois, é totalmente possível e viável, e até mais barato do que comprar o assistente completo, já que você já terá a tela para exibir as imagens.

Caso ainda não possua a central multimídia, duas opções são possíveis, adquirir uma central completa, que além da câmera de ré, oferecerá outras facilidades, como o GPS, aplicativos de música, filmes/ tv, rádio, entre muitos outros [ADD AQUI O LINK PARA OUTRO TEXTO QUE FALE SOBRE A CENTRAL]. Mas caso não queira todos esses serviços disponíveis em seu carro, há a possibilidade de adquirir apenas a câmera de ré com uma tela assistente para exibir as imagens.

Para mais informações, entre em contato com a Kitssom! Entenda qual o melhor produto para o seu carro e para suprir as suas necessidades.