TV Digital: conheça os sistemas de transmissão Full-Seg e One-Seg

TV Digital: conheça os sistemas de transmissão Full-Seg e One-Seg

13/08/2018 0 Por admin

Full-Seg x One-Seg: qual o melhor para transmissão digital?

Ter a possibilidade de acompanhar um programa de televisão é uma das facilidades oferecidas pela central multimídia. Mas engana-se quem pensa que a qualidade das imagens é igual em todos os aparelhos. A TV Digital tem padrões diferentes de transmissão e é sobre isso que vamos explicar, especialmente do que se trata quando falamos em One-seg e Full-seg.

TV Digital: o que é ISDB-TB

Para explicar sobre TV Digital terrestre é necessário esclarecer qual o padrão de transmissão atual. Ele é chamado de ISDB-TB e é baseado no protocolo japonês ISDB-T. Foi desenvolvido no Brasil e homologado pela Anatel no início dos anos 2000.

Como o sinal é recebido na Central Multimídia

Os vídeos transmitidos, recebidos na central multimídia, são codificados com base na classificação H.264. Você deve estar se perguntando o que isso quer dizer, não é mesmo? Vamos explicar:

O que é H.264: é uma tecnologia para compressão de vídeo. Ou seja, ela é utilizada em várias aplicações, como a extensão .MP4, por exemplo. Como ela fornece um codec mais eficiente do que qualquer outro algoritmo, sua vantagem está em codificar um vídeo com menos bits quando comparado aos demais formatos existentes.

O que isso faz: permite que mais programas de televisão sejam colocados em uma largura de banda do canal, assim como entregar vídeo de alta qualidade utilizando canais de banda que são limitados. Ou então, colocar um vídeo de alta definição em um DVD padrão.

Portanto: os vídeos transmitidos na TV digital são codificados em H.264, sendo que cada canal de televisão envia o conteúdo utilizando um sinal de 13 frações. Essas frações são chamadas de segmentos, sendo 12 em alta definição e um em baixa definição, chamados de Full-Seg e One-Seg.

One-Seg

Também conhecido pela sigla 1-Seg, é o segmento em baixa definição, utilizado em portáteis como notebooks, netbooks e smartphones. A qualidade de exibição é mais básica e tem imagens com resoluções que variam entre 240 x 180 pixels, 320 x 240 pixels e 320 x 180 pixels, conforme a recepção do sinal. Portanto, não é possível visualizar uma imagem com muitos detalhes.

O One-Seg apresenta maior estabilidade de sinal se comparado ao Full-Seg por exigir menos quanto ao processamento de hardware dos dispositivos que estão captando a transmissão.

Ou seja: há mais estabilidade de sinal, no entanto, a qualidade da imagem não é tão excelente quanto uma reprodução HD.

Full-Seg

Full-Seg é sinônimo de qualidade de imagem. Ele tem capacidade de transmitir nos seguintes padrões:

  • SD 720 x 480 pixels, que corresponde ao que vimos em um DVD;
  • HD 1280 x 720 pixels, é a utilizada pelas redes de TV no Brasil;
  • Full HD 1920 x 1080 pixels, equivalente ao assistir um filme Bluray.

Como é muito superior ao sistema One-Seg, é possível assistir com uma melhor definição. Portanto, é possível visualizar, com detalhes, por exemplo, os objetos exposto em uma cena de novela.

No entanto, como utiliza 12 segmentos para transmitir imagens de alto padrão, é necessário que tenha uma unidade de processamento mais potente, além de exigir estabilidade de sinal, o que não é tão fácil com carros que estão em movimento.

Quer ver na prática como acontece essa diferença de qualidade de imagem? A Kitssom preparou um vídeo exclusivo. Assista agora mesmo!

Quer saber mais sobre Central Multimídia e TV Digital? No canal tem muito mais! Inscreva-se e acompanhe todas as novidades!