Limpeza da sua tela multimídia
26/01/2022Qual a forma correta de limpá-las?
A tela da central multimídia é o seu portal para as funcionalidades que ela oferece, por isso mantê-la limpa é regra para um uso agradável e garantia da longevidade do seu produto.
Com o avanço das tecnologias desenvolvidas para os automóveis, há alguns anos as centrais multimídias são touchscreen, tendo em vista a necessidade de facilitar a usabilidade por parte do condutor do veículo. E é justamente esse toque constante na tela que aumenta a necessidade de uma limpeza regular, mas você sabe de que forma isso deve ser feito?
É muito fácil se confundir com a variedade de produtos existentes no mercado e acabar danificando não só a tela em um primeiro momento, mas algum componente eletrônico que esteja mais exposto na hora da limpeza.
Por isso, mesmo que um produto tenha em seu nome alguma identificação de que serve para telas, leia sempre as instruções do fabricante do seu aparelho multimídia e as instruções no rótulo do produto, para ter certeza de que eles são compatíveis.
A seguir algumas dicas para que você tenha o melhor resultado na limpeza da sua tela:
- Nunca limpe a tela enquanto ela estiver quente!
O ideal é fazer essa limpeza após um período de descanso do seu carro, após um dia que ele tenha ficado parado por algumas horas e em momentos mais frescos do dia. Isso é importante porque a alta temperatura em contato com produto, pode ocasionar em alguma mudança em sua composição, acarretando em deformações ou manchas na sua tela.
- Tenha sempre um pano de microfibra ao alcance das mãos.
O pano de microfibra é o mais indicado para utilizar na sua tela, mesmo que seja para utilizá-lo seco, apenas para tirar a poeira. Ele evita riscos e arranhões, comumente ocasionados por toalhas de papel ou outro tipo de material mais grosso. Além disso, ele também servirá para aplicar o produto que você escolher sem deixar marcas ou borrões na tela.
- Não utilize água comum!
A água comum, aquela que ingerimos ou a que sai da torneira de casa, é carregada de sais minerais. Mesmo que ela esteja própria para beber, não é indicada a sua utilização por que ao evaporar, os sais continuam na superfície e são os responsáveis pela oxidação, a famosa ferrugem, assim como são condutores de eletricidade e podem ocasionar um curto no sistema da central.
“Ah, mas vou utilizar apenas na parte plástica”. Bom, mesmo que não entre em contato direto, a umidade pode ser um possível agente de problemas, por isso investir em um bom produto é o ideal para garantir a durabilidade.
- Álcool pode?
Existe uma gama de álcoois disponíveis no mercado e cada um possui um fim diferente. Recomenda-se o uso de álcool isopropílico para a limpeza de telas em geral, por evaporar rapidamente e não deixar resíduos. O álcool comum e, principalmente, o álcool em gel,comumente utilizados em casa não são indicados por possuírem muita água em sua composição.
- Preço x benefício
No mercado é possível encontrar produtos que variam de R$10,00 a R$30,00. Mas não necessariamente o mais caro é o melhor, a dica é primeiro entender qual a substância ideal para a limpeza — leia as instruções da sua central — e estude os rótulos dos produtos no mercado.
Outra dica para ficar livre de dúvidas, é questionar o fabricante ou o vendedor da sua tela multimídia para saber qual a indicação de marca e produto para utilizar no seu equipamento. Você sempre pode contar com a Kitssom para definir quais os melhores produtos para a sua central.