Android Auto e Apple Carplay, qual o melhor?

Android Auto e Apple Carplay, qual o melhor?

28/03/2022 0 Por Valter Junior

Se você utiliza um sistema multimídia que oferece espelhamento para celulares no seu carro, o Android Auto e Apple CarPlay são os dois principais sistemas operacionais automotivos oferecidos atualmente. Mas você sabe qual o melhor para o seu estilo de vida ou qual é compatível com o modelo de central multimídia para o seu carro?

Android Auto

O Android Auto é um programa que espelha a tela do seu celular para a central multimídia do carro. É uma ferramenta do Google que modifica o layout e as funções de alguns programas, os ícones dos aplicativos ficam maiores e simplificados. O objetivo é deixar as funções mais descomplicadas e facilitar o manuseio dos aplicativos para o motorista fazer um trajeto mais seguro.

O recurso tem uma interface simplificada, com botões grandes e um sistema de comando de voz. Quando você conecta o seu smartphone ao visor do carro, seus aplicativos aparecem na tela.

Quando conectado, basta dizer “Ok Google” para utilizar os recursos de comando de voz. Você pode ver um trajeto para o seu destino usando o Google Maps, pedir para o Google Assistente verificar sua agenda, definir lembretes, receber atualizações sobre notícias e utilizar aplicativos de mídia, como de música, rádio, notícias, audiolivro e podcasts.

Há a opção de configurar o modo “Não perturbe” com uma mensagem personalizada a ser enviada quando você estiver dirigindo, fazer e atender chamadas usando o Google Assistente com apenas um toque e também  acessar sua pasta de contatos para enviar e receber mensagens.

Como utilizar?

Para utilizar o Android Auto, você deve verificar se o carro ou o som automotivo é compatível com o Android Auto. Atualmente, a maioria dos automóveis à venda no mercado é compatível com o aplicativo. Se você tem o Android 9 ou versões anteriores, deve fazer o download. Nos celulares com Android 10, o aplicativo do Android Auto já está integrado ao smartphone.

O aplicativo deve ser ativado em seu smartphone antes da conexão com a central multimídia no carro. Depois de ativado, conecte o smartphone ao carro usando um cabo USB. Alguns smartphones podem fazer a conexão sem fio, se a tela do carro for compatível, você pode fazer via bluetooth. Após a conexão, você verá o Android Auto ser exibido no visor do painel do carro.

O Android Auto está disponível gratuitamente na Play Store.

Apple CarPlay

Assim como no Android Auto, o objetivo do Apple CarPlay é fazer o  espelhamento da tela do celular para a central multimídia do carro. O programa da Apple foi desenvolvido para facilitar a conexão entre o iPhone e automóveis com as centrais multimídia. A ferramenta facilita para o motorista, pois tem a interface simples e de fácil configuração, exibe os programas em um formato mais legível.

Os dois têm praticamente o mesmo design, recursos e aplicativos. Enquanto o Android usa o Google Assistente para atender ordens, o Apple CarPlay utiliza o sistema da Siri Eyes Free.

Diferenças

Ambos são  semelhantes, exceto pelas atualizações desenvolvidas para cada aplicativo. Você pode ver o itinerário, fazer ligações, enviar e receber mensagens e usar aplicativos de mídia. O recurso também traz categorias de aplicativos e imagens de fundo personalizadas para o Painel do CarPlay.

Um dos diferenciais do Apple Carplay é que, em vez de colocar a tela do mesmo jeito que aparece no aparelho, como acontece no Android Auto, o programa transforma os aplicativos. Especialistas em sistemas de som e centrais multimídia concordam que o visual do Apple CarPlay é mais moderno e organizado que o do Android Auto, por ser mais simplificado. 

Como utilizar?

A conexão pode ser realizada por meio de cabos USB ou sem fio, caso o automóvel seja compatível. Após a conexão, você pode utilizar os recursos dos aplicativos da mesma maneira. Além disso, a assistente pessoal da Apple, a Siri, pode realizar comandos como atender ou realizar ligações e enviar endereços para o mapa. Em alguns automóveis, o Apple CarPlay permite a execução de tarefas como dar a partida ou destravar o carro.

O Apple CarPlay não necessita de downloads extras no iPhone para ser ativado, ele está disponível nos iPhones fabricados desde 2014. Segundo a Apple, mais de 80% dos veículos no mundo são compatíveis com o programa.