Há alguns anos a popularização das centrais multimídias tornaram equipamentos de suporte para carro — câmera de ré, sensor de estacionamento, GPS integrado, conectividade com a internet, conexão bluetooth, tela touch screen, entre outros — itens quase essenciais e que adicionam muita segurança ao condutor e passageiros.
De antemão, o apoio fornecido pela central permitem ao condutor mais detalhes dos movimentos que faz com o seu carro. Com isso, as montadoras perceberam a importância de adicionar mais tecnologia aos seus carros. Porém, junto a isso os valores dos automóveis subiram vertiginosamente nas concessionárias, fazendo com os compradores buscassem outra forma de adicionar uma central multimídia ao seu carro. Atualmente é possível encontrar no mercado centrais multimídias variadas e que acrescentam diferentes níveis de tecnologia ao seu carro.
Mas quais carros suportam essa tecnologia em seu sistema?
De uns anos para cá, os carros já saem da concessionária com o sistema elétrico preparado para receber uma central completa. Porém, os modelos mais antigos, como o celta, Ford Ka 2007, entre outros, não suportam funcionalidades maiores do que a câmera de ré e o som com tela.
E isso acontece porque o sistema desses carros, muitas vezes desenvolvidos até a primeira década dos anos 2000, não foi desenvolvido para lidar com a quantidade de energia necessária para ativar e manter o funcionamento de tantos equipamentos elétricos.
Enquanto os carros mais novos possuem artifícios que garantem a vida útil da bateria e suportam todas as funcionalidades oferecidas no mercado. E o mais importante é que com a variedade de centrais multimídias oferecidas no mercado, é possível encontrar uma que se adeque ao seu carro, tanto no sistema, como no design.
Dica de ouro para uma central multimídia funcional
Outro ponto importante para ter o funcionamento adequado nos carros é buscar locais de confiança para fazer a instalação. Um exemplo simples e recorrente de instalações feitas sem o devido cuidado é o descarregamento da bateria.
E isso ocorre porque a central deve ser instalada de forma que ligue apenas após a chave no comando chegue à posição acc — garantindo que nesse estado a bateria estará “ligada” para receber os acessórios, e garantindo também que ao desligar o carro nada será esquecido utilizando a bateria desnecessariamente.
É importante frisar que apenas profissionais qualificados saberão conectar as funcionalidades entre si, garantindo o máximo de aproveitamento da sua central multimídia. Por exemplo, o Grupo KS Multimídia está no mercado há quase meio século, e além de fornecer a central multimídia, garante o suporte técnico para instalação e configuração das multimídias, e fornece o suporte técnico vitalício aos consumidores finais.
Para entrar em contato com nossos consultores, clique aqui.
Para carros considerados premium, mais funcionalidades são garantidas. A nível de exemplo, confira abaixo o que uma central completa pode ter:
- Tela (1024X600) toca vídeos em RESOLUÇÃO 4K!
- Touchscreen capacitiva Ultra resistente IPS SCREEN TELA DE VIDRO
- Sistema operacional Android 10
- PlayStore
- Processador Quad Core 1.5khz
- Google Play
- Memória interna total de 16GB;
- Memória Ram DDR3 2 GB
- TV Full HD ou TV ONE SEG
- Rádio FM/AM com memória para estações;
- 2 Entradas USB para músicas e vídeos
- Bluetooth 4.0 + A2DP: Viva-Voz e Áudio Streaming;
- Espelhamento de Smartphone (iOS e Android )
- Equalizador gráfico de 30 bandas;
- Potência de 4x45Watts 4ohms MAX;
- Navegação GPS via Waze** ou Google Maps**;
- Compatível com comandos de volante;
- Mantém todas as informações do rádio original;
- Entrada de áudio e vídeo RCA;
- Saída de vídeo RCA para telas traseiras*;
- Saída de áudio RCA 2.1 (Stereo + Subwoofer);
- Navegação via Wi-fi;
- Câmera Frontal (inclusa no kit);
- Iluminação RGB Multi color LEDS botões da tela;
- Balancer/Fader;
- Papel de parede;
- Microfone externo;
- Bluetooth OBD2;
- Conector 100% Plug in Play.
*VERIFICAR CARROS*